Seccri promove seminário sobre oportunidades de carreira na ONU
A Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (SECCRI), juntamente com a equipe do projeto “Diplomacia Federativa e Cooperação Internacional” da Faculdade de Direito da UFMG, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, promoveu, no dia 17 de maio, o seminário “United Nations and International Careers: Young Professionals Programme (YPP) Recruitment examination and further opportunities in the UN”.
Participaram da mesa de debate o responsável por uma das unidades do escritório de Recursos Humanos da ONU de Nova York, John Ericson e o vice-representante da United Nations Population Fund (UNFPA), Yves Sassenrath. Ambos discursaram sobre oportunidades, recrutamento, técnicas para inscrição e descrição dos cargos ligados às carreiras nas Nações Unidas. Esteve presente também o professor Fabrício Bertini Pasquot Polido, que apresentou seu projeto de pesquisa e extensão para a comunidade.
A professora Mariah Brochado, secretária adjunta da SECCRI está na coordenação do projeto ao lado do professor Fabrício Polido. O projeto da Faculdade de Direito da UFMG se dedica à pesquisa e à prática no âmbito da cooperação internacional e estudos avançados sobre ações de paradiplomacia, atuação internacional dos estados, regiões e municípios.
A parceria entre SECCRI e UFMG destaca-se pela importância da união entre gestão pública e o ambiente acadêmico, evidenciando o caráter de atividade de extensão do projeto. A iniciativa, que também conta com o apoio da FAPEMIG, reafirma o mérito em discutir questões relevantes para o Estado junto a acadêmicos e pesquisadores, de modo a ampliar e aprofundar a abordagem de temas estratégicos para a gestão pública.
A instituição do Núcleo Universitário Multidisciplinar para o Estado de Minas (NUMEM) foi o primeiro passo para estreitar os laços entre pesquisa e gestão. O projeto “Diplomacia Federativa e Cooperação Internacional” inaugura com grande êxito as atividades do Núcleo.
Foto por Pedro Colombini