A Clínica de Práticas e Pesquisa em Diplomacia Federativa e Cooperação Internacional é uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação do Professor Fabrício Bertini Pasquot Polido, criada em 2015, e atualmente mantém importantes diálogos institucionais com estados e municípios – entes federativos – na agenda de atividades de internacionalização.
Recentemente, a Clínica tem atuado conjuntamente em demandas de relações exteriores da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (SECCRI) do Estado de Minas Gerais, em projeto pioneiro sobre internacionalização das secretarias de Estado e inserção governamental no ambiente internacional.
O eixo de Estudos da Clínica também permite a prestação de assessoria em assuntos de cooperação internacional e diplomacia federativa, buscando também fornecer amparo para a elaboração de pareceres e instrumentos internacionais.
O trabalho de emitir um parecer consiste em formular um documento, em forma escrita, a ser elaborado por uma equipe competente que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de um determinado instrumento internacional. Os pareceres da Clínica são inspirados pela coesão, clareza e objetividade de texto, sempre primando por uma satisfatória exposição de conhecimento técnico de temas do direito internacional e cooperação internacional envolvendo órgãos dos entes não-centrais – estados e municípios, importantes atores das relações paradiplomáticas.